quarta-feira, 27 de julho de 2016

Hoje: Dia do Fundador do Jardim Botânico

Hoje, 27 de Julho, celebram-se os 179 anos do nascimento de Francisco Manuel de Melo Breyner, Conde de Ficalho, altíssimo vulto da vida e cultura portuguesa da segunda metade do século XIX e pai fundador do Jardim Botânico da Escola Politécnica.

CONDE DE FICALHO - Botânico português, Francisco Manuel de Melo Breyner nasceu a 27 de Julho de 1837, em Serpa, e faleceu a 19 de Abril de 1903, em Lisboa. Além dos diversos cargos que exerceu como Par do Reino e Mordomo da Casa Real, distinguiu-se como escritor e professor catedrático da Escola Politécnica de Lisboa, onde estimulou o estabelecimento de museus anexos. Apaixonado pela Botânica, foi director do Instituto Agrícola e fomentou o desenvolvimento e apetrecho do Jardim Botânico de Lisboa.  Como homem de letras, notabilizou-se como escritor, foi amigo de Eça de Queirós, Ramalho Ortigão e Oliveira Martins e pertenceu ao famoso grupo dos Vencidos da Vida.  As suas obras versaram não só sobre a botânica como também temas ligados à História de Portugal, como é o caso das Viagens de Pêro da Covilhã, publicadas em 1898, onde Ficalho relata a viagem do emissário de D. João II. Da obra ligada à sua especialidade maior, a botânica (num contexto histórico), destacam-se: a Flora dos Lusíadas, de 1880; Memória da Malagueta de 1883, que deveria ser o primeiro de muitos títulos da colecção Plantas Úteis da África Portuguesa, que infelizmente não continuaram; Garcia de Orta e o seu Tempo de 1886, que serviu de preparação aos dois volumes de Colóquios dos Simples e Drogas da Índia, editados em 1891 e 1895.  Deixou uma única obra de ficção, Uma eleição perdida (1888), conjunto de uma novela e cinco contos integrável na tendência realista do conto regional.

Bibliografia do Conde de Ficalho: Flora dos Lusíadas, 1880; Memória da Malagueta, 1883; Plantas úteis da África portuguesa, 1884; Garcia da Orta e o seu tempo, biografia, 1886; Uma eleição perdida, novela e contos, 1888; Colóquios dos Simples e Drogas da Índia, 2 vol., 1891 e 1895; As viagens de Pêro da Covilhã, 1898; As rosáceas de Portugal, 1899  

No dia do nascimento do Conde de Ficalho, a Liga dos Amigos do Jardim Botânico  de Lisboa prestam homenagem ao fundador.


quarta-feira, 20 de julho de 2016

LAJB: OBRIGADO Senhor Carlos Fazendeiro!
























O Senhor Carlos Fazendeiro, que trabalhou no nosso Jardim Botânico durante mais de 8 anos, reformou-se no passado dia 13 de Maio de 2016. Foi um funcionário dedicado que ajudou o Jardim de muitas e variadas formas. Desempenhou por diversas vezes funções de apoio na jardinagem e manutenção das colecções vivas do Jardim. O seu carácter versátil e generoso vai fazer, com certeza, muita falta a todos nós. A Liga dos Amigos do Jardim Botânico não podia pois deixar de lembrar todo este trabalho: Obrigado por tudo Senhor Carlos Fazendeiro!
 
Fotos: montagem da exposição WATCH DAY da World Monuments Fund em Outubro de 2012 que resultou num trabalho de grande qualidade graças ao rigor e cuidado de execução do projecto expositivo por parte do Senhor Carlos Fazendeiro.

segunda-feira, 18 de julho de 2016

Voluntariado dos Amigos do Botânico no dia 17 de Julho de 2016




 
Agradecemos a todos os generosos voluntários as horas de trabalho de manutenção que ofereceram ao Jardim Botânico no passado domingo de manhã. Desta vez estivemos a fazer a varredura no Arboreto, nos caminhos junto dos canteiros 3B, 13B, 14B e 15B. Estavam com muita caruma dos pinheiros da espécie Pinus canariensis - o que constituía um perigo para os visitantes do jardim nomeadamente na zona das escadas por tornar o piso muito escorregadio. Eis as imagens dos caminhos e escadas já limpos!

quarta-feira, 13 de julho de 2016

Próximo domingo, dia 17 de Julho de 2016: Voluntariado dos Amigos do Botânico!

Cara(o) associada(o),
Vamos realizar mais uma acção de voluntariado no Jardim Botânico de Lisboa, no próximo domingo , dia 17 de julho, às 10h00m.
O ponto de encontro será junto das bilheteiras do Jardim, na Rua da Escola Politécnica. Os interessados devem fazer a sua inscrição prévia para o email: amigosdobotanico@gmail.com
Obrigada.
Saudações Botânicas
A Direcção da LAJB

PS: Os participantes são aconselhados a trazer roupa e calçado confortáveis, chapéu/boné e luvas de jardinagem. Quem desejar poderá trazer a sua própria tesoura de poda. Será disponibilizada água e fruta para todos os voluntários.