sábado, 26 de setembro de 2015

CONVOCATÓRIA LAJB: 10 Outubro 2015

















Convocam-se os Associados da Liga dos Amigos do Jardim Botânico para uma Assembleia Geral Extraordinária, conforme os Artigos 8º., 9º. Ponto 2 e parágrafo único, 10º. alínea b) e 12º., que terá lugar no próximo dia 10 de Outubro às 14H00, no Espaço Cultural de Santa Catarina, na Junta de Freguesia da Misericórdia, no Largo Dr. António de Sousa Macedo, 7D, em Lisboa. Não se verificando a condição do Artigo 9º. Ponto 1, a Assembleia realizar-se-á 1 hora depois com o número de Associados presentes.

ORDEM DE TRABALHOS

Ponto um - Alteração da denominação social para Liga dos Amigos do Jardim Botânico de Lisboa

Ponto dois - Alteração da sede social da Rua da Escola Politécnica, nº.58, em Lisboa para Rua do Monte Olivete, nº.31, 1º andar, em Lisboa por falta de condições

Ponto três - Alteração dos Estatutos

Ponto quatro - Outros assuntos

Lisboa, 18 de Setembro de 2015

A Presidente da Direcção

Maria Manuela Soares Correia, Drª.

Associada nº.149

Notas:

1 - Com o propósito de facilitar a alteração dos Estatutos remetemos os mesmos em anexo para vossa análise.

2 - No sentido de privilegiármos a utilização dos transportes públicos indicamos os seguintes meios: - Metro Baixa Chiado; - Eléctrico 28; - Elevador da Bica

3 - Agradecemos que nos seja indicado o endereço electrónico dos associados.

domingo, 20 de setembro de 2015

As Árvores e os Livros: Raul Lino

 
«Copiemos as Plantas. Elas tendem sempe para a claridade.»

Raul Lino

sexta-feira, 18 de setembro de 2015

Convocatória: Assembleia Geral Extraordinária

Convocam-se os Associados da Liga dos Amigos do Jardim Botânico para uma Assembleia Geral Extraordinária, conforme os Artigos 8º, 9º Ponto 2 e parágrafo único, 10º alínea b) e 12º, que terá lugar no próximo dia 10 de Outubro às 14H00, no Espaço Cultural de Santa Catarina, na sede da Junta de Freguesia da Misericórdia, no Largo Dr. António de Sousa Macedo, 7D, Lisboa

Não se verificando a condição do Artigo 9o. Ponto 1, a Assembleia realizar-se-á 1 hora depois com o número de Associados presentes.

ORDEM DE TRABALHOS

Ponto um - Alteração da denominação social para Liga dos Amigos do Jardim Botânico de Lisboa

Ponto dois - Alteração da sede social da Rua da Escola Politécnica, no.58, em Lisboa para Rua do Monte Olivete, no.31, 1º andar, em Lisboa por falta de condições de habitabilidade.

Ponto três - Alteração dos Estatutos  

Ponto quatro - Outros assuntos  

Lisboa, 18 de Setembro de 2015  

A Presidente da Direcção  
Maria Manuela Soares Correia, Drª.  
Associada nº.149

Lisboa, 18 de Setembro de 2015

A Presidente da Direcção

Maria Manuela Soares Correia, Dra.

Associada no.149

1 - Com o propósito de facilitar a alteração dos Estatutos remetemos os mesmos em anexo

2 - No sentido de privilegiarmos a utilização dos transportes públicos indicamos os seguintes meios: Metro Baixa Chiado; ­ Eléctrico 28; ­ Elevador da Bica.

3 - Agradecemos que nos seja indicado o endereço electrónico dos associados.

Tm: 962112171 - amigosdobotanico@gmail.com

quarta-feira, 2 de setembro de 2015

O exemplo do Jardim Botânico de Coimbra

Estão a decorrer importantes obras de reabilitação e restauro no Jardim Botânico de Coimbra. Muitas das intervenções são exactamente aquelas que a LAJB tem vindo a destacar como essenciais para que o Jardim Botânico cumpra a sua missão de aproximar as pessoas ao mundo das Plantas. Falamos nomeadamente da questão das estufas de exibição mas também de investigação. Como é sabido, as estufas do nosso jardim estão em estado de ruína há várias décadas e no seu lugar chegou a ser proposta a construção de galerias comerciais (!) no âmbito do Plano de Pormenor do Parque Mayer. Mas aqui fica o exemplo de Coimbra:
 
Requalificação das Infra-estruturas  de Apoio e Divulgação da Ciência no Jardim Botânico da Universidade de Coimbra  
 
A decorrer no Jardim Botânico da Universidade de Coimbra, o projecto foi aprovado em 2010 e financiado no âmbito de uma candidatura ao QREN / Mais Centro - Programa Operacional Regional do Centro e está a ser executado pela Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra.
 
Este projecto prevê o reforço e reabilitação de algumas das infra-estruturas científicas e tecnológicas que asseguraram o contributo histórico no sentido de as dotar de melhores condições. Serão várias as estruturas a ser alvo de intervenção:
ESTUFAS
- Reabilitação da estufa grande, um dos edifícios mais antigos da arquitectura de ferro em Portugal (1854), que está dividida em três secções com climas distintos: tropical, subtropical e temperado. Reabilitação da “estufa da Victoria”, que possui um lago artificial onde é mantido o maior nenúfar do mundo originário do Rio Amazonas.
 
- Reabilitação da estufa fria, construída em 1946, um espaço destinado a uma flora adaptada a ambientes húmidos e sombrios, estando as plantas rodeadas por uma cascata mural e um pequeno riacho.
 
- Edificação de uma nova estufa de investigação.

BANCO DE SEMENTES
- Montagem de laboratório de citometria de fluxo, ferramenta analítica de rendimento elevado que permite a detecção e quantificação simultânea de múltiplas propriedades ópticas de partículas em suspensão.
 
- Com 140 anos comemorados em 2008, o Index Seminum é uma publicação anual cujo principal objectivo é a conservação, divulgação e intercâmbio de sementes da Flora Portuguesa. Sendo o maior do país, possui cerca de 50% das espécies nativas da Flora Portuguesa, incluindo diversas espécies raras ou ameaçadas. A não existência de condições de frio impede a preservação das sementes por períodos superiores a 2 anos.
GABINETE DE CIÊNCIA IN SITU
- Criação de um espaço interior onde possam decorrer acções de promoção de ciência e workshops de carácter mais aplicado, num contexto logístico favorável a dinâmicas inovadoras.
 
- Melhoria do equipamento de apoio ao jardim que se encontra visivelmente degradado. Instalação de novos pontos de repouso, sinalização de pontos de interesse e possíveis roteiros de visita, disponibilização de meios de acesso a informação ligada a conhecimento científico.

http://www.uc.pt/jardimbotanico/projetos/qren/