quarta-feira, 24 de setembro de 2014

Workshop de Ilustração Científica no Jardim Botânico

Workshop de Ilustração Científica no Jardim Botânico do MUHNAC a 27 de Setembro, 4, 11, 18 e 25 de Outubro. Aos sábados das 10:30 às 13:00.

segunda-feira, 22 de setembro de 2014

XIII Simpósio AIMJB: Lisboa 22-26 Setembro 2014‏

"A origem dos jardins nas civilizações do Livro"
















A Fundação Calouste Gulbenkian, na sequência do ciclo de conversas sobre "A origem dos jardins nas civilizações do Livro", vai organizar, aos sábados, o ciclo " A origem do jardim - mito ou realidade", com o preço de 5€ por sessão de cerca de 90 minutos, para maiores de 16 anos. O ponto de encontro será no hall da Fundação. 

Datas: 
    
4 Out. 2014 - sáb. -  17:30 - O jardim nas culturas ameríndias  

18 Out - 16:45 - O jardim nas culturas orientais  

8 Nov. - 16:45 - O jardim nas culturas africanas   

Foto:  Sri Lanka, Jardim Botânico de Kandy

terça-feira, 16 de setembro de 2014

Um projecto de Hortas Urbanas para o antigo Hospital Miguel Bombarda?
















Para quem estiver interessado em hortas urbanas (100% biológicas) na cidade de Lisboa, informamos que está agendada uma reunião para amanhã, Quarta-feira, dia 17 de Setembro, às 18.30 h, nas instalações do CIDAC com o objetivo de formular uma proposta concreta para a criação de uma horta urbana em terreno devoluto existente no complexo do antigo Hospital Miguel Bombarda, que serviu de horta até praticamente ao fecho do hospital.  

A reunião terá lugar nas instalações do CIDAC - Centro de Intervenção para o Desenvolvimento Amílcar Cabral, Rua Tomás Ribeiro, nº 3 a 9, 1em Lisboa (junto à saída Norte do Metro/Picoas).  

Para mais informações ligar: 93 3207951.

segunda-feira, 15 de setembro de 2014

Campanha 'Uma Árvore pela Floresta'!
















Os CTT e a Quercus estabeleceram uma parceria que vai permitir florestar com espécies vegetais autóctones algumas zonas do nosso país mais afectadas pelos incêndios. E a sua ajuda é FUNDAMENTAL!

COMO FUNCIONA?

1. Compre um kit “Vale uma Árvore”, disponível em 210 lojas CTT  

2. Os CTT comunicam à Quercus  

3. A árvore é plantada antes da Primavera de 2015  

4. A árvore é cuidada durante 5 anos  

5. Registe a sua árvore aqui com o código do autocolante do seu kit “Vale uma Árvore”  

6. Receba notícias e acompanhe o bosque onde a sua árvore foi plantada

OBJECTIVOS:

Criar bosques autóctones, mais resistentes à propagação dos incêndios e melhores para amenizar o clima, promover a biodiversidade, proteger a nossa paisagem, a água e os solos.  As plantações serão efetuadas em áreas classificadas do Norte e Centro de Portugal, onde a floresta autóctone apresenta um maior nível de degradação. Os locais elegíveis são as Serras da Peneda e Gerês, a Serra de Montemuro, do Alvão e a Serra da Estrela.   A Quercus organizará uma ação de voluntariado para plantação das árvores, destinada aos apoiantes que registarem o(s) código(s) da(s) árvore(s) no site do projecto.

http://umaarvorepelafloresta.quercus.pt/

terça-feira, 9 de setembro de 2014

SETEMBRO NO MUSEU: Welwitschia!


«Governo vai abater palmeiras da residência oficial do primeiro-ministro»

O Governo decidiu mandar abater as palmeiras do Palácio de São Bento, residência oficial do primeiro-ministro, por considerar que o tratamento à praga do escaravelho-das-palmeiras não está a dar resultado e é dispendioso, de acordo com o Observador. Segundo o site, as palmeiras da residência oficial do primeiro-ministro foram atacadas pelo escaravelho-das-palmeiras, que chegou a Portugal em 2007 e já destruiu grande parte das palmeiras-das-canárias – cerca de 500, incluindo as 13 do jardim do Palácio de São Bento. Quando as folhas começam a secar e a cair pode já ser tarde demais – quando se começam a notar os primeiros sinais de morte das folhas a infestação pode já estar numa fase avançada. Por outro lado, podem coexistir na mesma palmeira mais de mil indivíduos. Nestes casos a única solução é o abate e destruição dos restos vegetais. Para prevenir a infestação ou para tratar os casos em que as plantas estão pouco afectadas podem ser realizadas podas cuidadas e tratamentos fitossanitários (com químicos ou agentes biológicos). “Em Abril de 2013, foi feito um levantamento das espécies atacadas e efectuado um tratamento preventivo/curativo em 12 palmeiras durante três meses (instalação de tubos ao longo do tronco para injecção de produtos fitofármacos e nutrientes)”, explicou o gabinete de imprensa de São Bento ao Observador. No entanto, o tratamento não apresentou os resultados esperados. “Do resultado desta acção seria elaborado um plano de trabalho, porquanto este tipo de tratamento é bastante dispendioso. O resultado não se mostrou satisfatório pelo que foi decidido proceder ao abate por corte e incineração de, inicialmente de sete palmeiras e posteriormente de mais seis palmeiras”, acrescentou. in GreenSavers a 24 de Agosto de 2014 

http://greensavers.sapo.pt/2014/08/26/governo-vai-abater-palmeiras-da-residencia-oficial-do-primeiro-ministro/

Foto: Palmeiras das Canárias na Rua de S. Domingos (Estrela)

segunda-feira, 8 de setembro de 2014

Recomendação do PEV na AML: “Jardim Botânico da Universidade de Lisboa”

Propostas do Partido Ecologista “Os Verdes” para discussão na reunião da Assembleia Municipal de Lisboa de amanhã, 9 de Setembro 

O Grupo Municipal do Partido Ecologista “Os Verdes” entregou os seguintes documentos na Assembleia Municipal de Lisboa para serem discutidos e votados na reunião de amanhã, dia 9 de Setembro: 

- Moção “Lojas do Cidadão em Lisboa” 

- Recomendação “Jardim Botânico da Universidade de Lisboa” 

O Grupo Municipal de «Os Verdes» apresenta a Moção “Lojas do Cidadão em Lisboa”, pretendendo que a Câmara Municipal de Lisboa reconheça a relevante função do serviço público de proximidade aos munícipes de Lisboa desempenhada pelas Lojas do Cidadão; persista numa posição pró-activa perante o Governo, face ao encerramento da Loja do Cidadão nos Restauradores e à ausência de alternativas funcionais para as Lojas das Laranjeiras e de Marvila; diligencie junto do Governo para que este informe, com urgência, que medidas pondera vir a tomar para, no curto prazo, inverter esta acentuada redução de serviços públicos de proximidade na cidade de Lisboa, e ainda para que o Governo especifique, de entre os lugares disponibilizados pelo Município, em que local ou locais planeia vir a instalar novos Espaços do Cidadão. Por fim, o Grupo Municipal de «Os Verdes» pretende ainda que a CML solicite junto do Governo, para que este esclareça com que tipo de serviços, meios e recursos pondera vir a abrir nova ou novas Lojas do Cidadão em Lisboa, calendarizando essas iniciativas. 

Com a Recomendação “Jardim Botânico da Universidade de Lisboa”, o PEV pretende que a autarquia prepare, calendarize e apresente os estudos e verbas previstos no âmbito do Orçamento Participativo para o projecto “Jardim Botânico de Lisboa, Proteger, Valorizar e Promover”; recolha os elementos e execute o levantamento topográfico necessários para a implementação do projecto, designadamente, para as previstas renovação de caminhos e sistema de circulação de água, a criação de um jardim mediterrânico e de uma zona de relvado para lazer, bem como a abertura do portão que dá acesso à Praça da Alegria; estabeleça uma parceria entre a Universidade de Lisboa e a Escola de Jardineiros e Calceteiros, no sentido de obviar a necessidades pontuais de pessoal que se têm verificado para a manutenção do Jardim, designadamente de jardineiros; e ainda que promova as diligências imprescindíveis à elaboração do Plano de Salvaguarda do Jardim Botânico. 

Para mais informações contactar o Grupo Municipal de “Os Verdes”, através do número de telefone 919 615 508 
Gabinete de Imprensa do Grupo Municipal de Lisboa de “Os Verdes”.                 
Lisboa, 8 de Setembro de 2014

sexta-feira, 5 de setembro de 2014

PALMEIRAS do JARDIM BOTÂNICO



Apesar de todos os esforços, já há várias vítimas mortais na nossa colecção de palmeiras, conforme vai ilustrado neste post.