quarta-feira, 30 de abril de 2014

Colóquio: Paisagem, Património e Silêncio ÉVORA, 20-21 de Maio de 2014















Caros colegas e amigos,

Vimos por este meio convidá-los a participar no colóquio internacional intitulado Paisagem, Património e Silêncio que irá decorrer nos próximos dias 20 e 21 de Maio,  no Palácio D. Manuel em Évora, em paralelo com o acolhimento da exposição itinerante The Swiss Touch of Landscape Architecture.

Os coordenadores do colóquio,  

Isabel Lopes Cardoso 
Historiadora, Historiadora de Arte Investigadora e vogal da direcção do CHAIA/UÉ  

Luís Ferro 
Arquitecto Investigador CHAIA/UÉ, doutorando FAUP

domingo, 27 de abril de 2014

Convocatória: Assembleia Geral Ordinária
















Convocam-se os associados da Liga dos Amigos do Jardim Botânico para uma Assembleia Geral Ordinária, conforme Artigos 9º. Ponto 1, parágrafo único do Ponto 2 e 10º. Alínea b) dos Estatutos, que terá lugar no próximo dia 10 de Maio às 14H00, no Anfiteatro de Botânica Professor Aurélio Quintanilha, na Rua da Escola Politécnica, nº.58, em Lisboa. Não se verificando a condição do Artigo 9º. Ponto 1, a Assembleia realizar-se-á 1 hora depois com o número de associados presentes.

ORDEM DE TRABALHOS

1 – Leitura e votação da acta da AG Ordinária de 20/7/2013;
2 – Discussão e votação das Contas do Exercício de 2013;
3 – Discussão e votação do Relatório de Actividades de 2013;
4 – Apresentação do Plano de Actividades para 2014; 
5 – Eleição da Direcção conforme Artº. 9º Ponto 1 dos Estatutos; 
6 – Informações.

Lisboa, 22 de Abril de 2014

A Presidente da Direcção

Maria Manuela Soares Correia, Drª

(Associada nº 149)

Notas:

1 – No sentido de privilegiármos a utilização dos transportes públicos indicamos os seguintes meios: - metro – linha amarela – estação do Rato - carris – carreiras nºs. 758 e 773.

2 - A fim de actualizarmos a nossa base de dados, agradecemos que nos seja indicado o endereço electrónico dos associados que o possuírem.

domingo, 20 de abril de 2014

Palmeiras de Lisboa continuam a morrer...

Exemplar de Palmeira das Canárias visivelmente infectada pelo "escaravelho vermelho" nos jardins do Tribunal Constitucional na Rua de O Século.

sexta-feira, 18 de abril de 2014

«ÁRVORE» folhas de poesia" (Lisboa: 1951-53)

«ÁRVORE» foi publicada na capital, reunindo apenas 4 números, datados do Outono de 1951 a 1953. Literariamente dirigida e editada por António Luís Moita, António Ramos Rosa,José Terra, Luís Amaro, Raul de Carvalho e Egito Gonçalves, e desenhada por Luís Moita, a Árvore apareceu para responder à necessidade, “sentida por alguns jovens poetas residentes em Lisboa, de criação dum amplo espaço de convergência e de diálogo e, simultaneamente, de abertura às tendências e propostas mais inovadoras que, ao nível da linguagem e da compreensão do fenómeno poético, chegavam da Europa e, particularmente, da França, contrariando o formalismo, o ‘conformismo piegas’, o ‘lirismo bem comportado’ e o esteticismo que ameaçavam a poesia portuguesa no início dos anos 50” (Albano Martins, colaborador). Defendeu, sem surpresa, “uma poesia autêntica mas não desinteressada do real, uma poesia que como a árvore mergulhe raízes na vida mas se erga para o alto” (Clara Rocha). A reler, agora na Hemeroteca Digital. in HEMEROTECA DIGITAL


segunda-feira, 14 de abril de 2014

Visita guiada da LAJB à Torre do Observatório do Instituto Dom Luiz (IDL)‏

Estimada/o associada/o

A Direcção da Liga dos Amigos do Jardim Botânico tem o prazer de informar que se realizará no próximo dia 22 de Abril, Dia Internacional da Terra, a seguinte visita guiada para os seus associados. 

Saudações botânicas,  

A DIRECÇÃO DA LAJB

Visita guiada à Torre do Observatório do Instituto Dom Luiz (IDL)‏

DATA:  22 de Abril - 18H   
LOCAL: Museu Nacional de História Natural e da Ciência (Rua da Escola Politécnica 54, Lisboa)
GUIA DA VISITA: Dr. Pedro Miranda, Director do IDL  
ORGANIZAÇÃO: Liga dos Amigos do Jardim Botânico (LAJB)  
INSCRIÇÃO: Visita limitada a 20 participantes.

Nota 1: É necessário inscrição prévia para amigosdobotanico@gmail.com; TM: 935 587 982 
Nota 2: Encontro no Jardim Botânico, junto da grande Ficus macrophylla

INSTITUTO DOM LUIZ - No dia 24 de Outubro de 2013 passaram 150 anos exatos da inauguração, pelo rei Dom Luís I, do edifício do Observatório do Instituto Dom Luiz, a atual torre meteorológica do edifício da Escola Politécnica ainda em uso. 

O Instituto Dom Luiz (IDL) é um laboratório associado desde 2004. Existe no entanto uma linha contínua desde o momento da criação do velho Observatório Meteorológico da Escola Politécnica, no ano de 1853, até ao presente IDL. Assim, ainda que com nomes variáveis no tempo (Observatório Meteorológico, Instituto Geofísico) o IDL é o herdeiro de uma tradição de investigação sempre dirigida para a análise dos processos físicos da Terra, com um sucesso associado à sua capacidade de adaptação das linhas de investigação ao mudar dos tempos.

No momento atual, o IDL está integrado na estrutura da Universidade de Lisboa (UL), mas os seus investigadores estão afiliados em seis universidades portuguesas. Na UL o IDL contribui para o ensino pré e pós graduado em Meteorologia, Geofísica, Oceanografia Física, Engenharia Geográfica, Engenharia da Energia e Ambiente e Geologia. [...]  

Nos últimos anos o IDL tem vindo progressivamente a evoluir para um grupo de investigação mais abrangente, do sistema Terra. Temas de investigação muito ativos incluem a mudança climática, os riscos naturais, os recursos terrestres e oceânicos, ou as energias renováveis. Fiel à história do mais antigo grupo de investigação nacional em Geociências, o IDL entra nos 160 anos com o objetivo de continuar a centrar em Portugal um dos grupos relevantes nesta área do conhecimento.

https://www.fc.ul.pt/pt/noticia/31-10-2013/heran%C3%A7a-do-idl
www.idl.ul.pt/pmiranda.htm

Foto: A Classe do Jardim Botânico, com vista de parte da Torre do Observatório do Instituto Dom Luiz. Foto de Mário Novais, circa 1900, Arquivo Fotográfico Municipal.

terça-feira, 8 de abril de 2014

sábado, 5 de abril de 2014

As Árvores e a Cidade: Pinheiro Manso na Penha de França

Logradouro da antiga casa do Arquitecto Raul Lino (1897-1974) na Penha de França em Lisboa