quarta-feira, 29 de junho de 2011

Árvores em risco no Largo do Correio Mor

Exmo Vereador do Espaço Público e Espaços Verdes

Lisboa, 29 de Julho de 2011

Assunto: Árvores em risco no Largo do Correio Mor / Escadinhas de S. Crispim

Exmo. Sr. Vereador José Sá Fernandes,

A Liga dos Amigos do Jardim Botânico (LAJB) vem por este meio chamar atenção para quatro árvores em risco no Largo do Correio Mor / Escadinhas de S. Crispim: dois jacarandás e duas olaias. Recentemente deu-se início a uma operação urbanística neste gaveto sem que primeiro se tivesse acautelado, correctamente, a protecção destas quatro árvores que confinam directamente com o local da obra.

Solicitamos assim que seja pedido ao dono da obra a instalação, o mais rapidamente possivel, de caixas de madeira em volta dos troncos das árvores e que os ramos mais expostos às actividades da obra sejam revestidos com pano (ex: sarapinheira) como primeiro nível de protecção dos embates de maquinaria e materias de construção.

Enviamos em anexo imagens que mostram as agressões a que estas árvores estão sujeitas diariamente desde o início das obras. Lamentamos que Lisboa, ao contrário de outras cidades da União Europeia, ainda não tenha regulamentado a protecção de árvores de alinhamento em contexto de obras.

Estes casos, que se repetem um pouco por toda a cidade, provam a urgência da criação e implementação de regulamento que salvaguarde o património público de árvores expostas ao stress criado pelas intervenções urbanísticas.

Com os nossos melhores cumprimentos,

Liga dos Amigos do Jardim Botânico

segunda-feira, 27 de junho de 2011

As Árvores e os Livros: Mário Cesariny

Nós somos como a árvore mais jovem
Que todo o ano precisa de ser cuidada.

Mário Cesariny

(Lisboa, 9 de Agosto de 1923 — Lisboa, 26 de Novembro de 2006)

Foto: Figueira num quintal da Mouraria, Lisboa

segunda-feira, 20 de junho de 2011

Palmeiras do Jardim: Tamareira Selvagem

Phoenix sylvestris

Esta bela palmeira, conhecida pelo nome vulgar de tamareira selvagem e tamareira-do-acuçar é originária da Indía. A seiva concentrada é usada na Indía no fabrico de diversos tipos de açucar. Este magnífico exemplar pode ser admirado no Arboreto, no chamado "Jardim do México".

quarta-feira, 15 de junho de 2011

O nosso Bairro: Rua do Salitre 76

Mais um exemplo de abandono da arquitectura do início do séc. XX da nossa cidade. Porque razão nos deparamos cada vez mais com este cenário? Noutras cidades europeias estes imóveis são acarinhados pelos cidadãos e protegidos pelas autoridades municipais e estatais. Mas em Lisboa o mais comum é assistirmos, mais dia menos dia, à sua perda. Seja por ruirem, seja por demolição. O nosso Bairro está a perder património a um ritmo muito preocupante. Parece que os lisboetas dessistiram de reabilitar, restaurar a sua cidade e em vez disso preferem construir de novo, por cima da herança patromial dos nossos antepassados. Lisboa está a ficar mais pobre. Nota: Este imóvel é propriedade da Fundação Oriente - esperemos que em breve seja recuperado para benefício da cidade.

quarta-feira, 8 de junho de 2011

As Árvores e a Cidade: Tipuanas em Alfama

A indispensável sombra e frescura oferecida pelas Tipuanas na Rua de São Tomé! Como fazem falta a Lisboa mais árvores de sombra como estas!

domingo, 5 de junho de 2011

As Árvores e os Livros: W. B. Yeats

Though leaves are many, the root is one;

Through all the lying days of my youth

I swayed my leaves and flowers in the sun

Now I may wither into the truth.

W. B. Yeats


Foto: Magnolia grandiflora, Classe, Jardim Botânico

quarta-feira, 1 de junho de 2011

DIA MUNDIAL DO AMBIENTE: 5 Junho

Actividades no Jardim Botânico no dia 5 de Junho, Dia Mundial do Ambiente!