quinta-feira, 29 de abril de 2010

Antiga Cerca do Convento da Graça será parque verde municipal em 2011

«Presidente da autarquia de Lisboa sublinha que a zona verde da cerca com 1,7 hectares é um dos melhores espaços e com melhores vistas da zona histórica para a fruição pública

É um acto exemplar, no cumprimento de uma obrigação constitucional, segundo a qual as Forças Armadas devem colaborar para a melhoria da qualidade de vida das populações, disse, em síntese, o ministro da Defesa, Augusto Santos Silva. Na resposta, o presidente da Câmara de Lisboa, António Costa, serviu-se do mesmo adjectivo para qualificar o acto, acrescentando-lhe que "é muito bom". E, assim, passaram ontem para a posse camarária 1,7 hectares de terrenos (equivalente a quase dois campos e meio de futebol) da cerca do Convento/quartel da Graça, instalações que o Ministério da Defesa colocará à venda, ainda este ano, para ali nascer um hotel.

Há tempo que se falava na possível utilização daquele espaço para a edificação de um hotel, mas só em 2009 ficou decidido, entre a Defesa e a autarquia, o novo uso a dar ao edifício, através do protocolo que só ontem foi posto em prática. Em Setembro do ano passado, o Conselho de Ministros aprovou a suspensão do Plano Director Municipal de Lisboa para a viabilização da mudança de uso das instalações, resolução que carecia do parecer prévio camarário, que tardou a ser emitida, e que contou com os votos contra do PSD e a abstenção do PCP. Dos 7200 metros quadrados de área coberta do antigo convento, apenas cerca de 1200 estavam ocupados em 2001. Actualmente, alguns serviços do Exército e da GNR repartiam o espaço do convento, cuja origem remonta a 1291, tendo sido reedificado em meados do sec. XVI. Está classificado como monumento nacional por decretos de 1910 e 1918.

Segundo o ministro da Defesa, o destino do imóvel será hoteleiro, social e cultural - e objecto de concurso público -, ao abrigo do "processo de modernização e qualificação da Defesa nacional". "Temos hoje um sistema de forças mais preparado para a capacidade de projecção em tempo útil, em qualquer teatro de operações (...), e em consequência disso, muito do riquíssimo património da Defesa deixou de ter servidão militar, e estas instalações inscrevem-se nesse caminho, não necessitamos mais delas", disse Augusto Santos SilvaNo imediato, a cidade vai ganhar um parque urbano. Segundo António Costa, estará pronto dentro de um ano. "Trata-se de património de valor histórico e cultural que será reafectado a um uso de interesse turístico, o que significa também valorizar a base económica da cidade. Estamos a falar da maior área verde de toda a zona histórica, transformada num parque urbano, especialmente para as zonas da Graça e Mouraria. E faremos a sua ligação ao miradouro da Graça, hoje Sophia de Mello Breyner."

António Quadrado Afonso, presidente da Junta de Freguesia da Graça, acha que o destino a dar ao convento não é o melhor, mas admite que "pior seria um condomínio fechado". O autarca espera agora que a câmara viabilize um espaço na Calçada do Monte para a construção de um parque automóvel, que ajudaria a resolver alguns dos muitos problemas de trânsito da freguesia». In Público (29/4/2010)

Nota: A abertura da antiga cerca do Convento da Graça é uma óptima notícia para Lisboa!

Foto: A Colina do Convento da Graça vista do Miradouro de S. Pedro de Alcântara

terça-feira, 27 de abril de 2010

Exposição: DARWIN NOW

Quem foi Darwin?
Porque foi ele tão importante?
Que influência tem a sua obra hoje em dia?

A exposição Darwin Now celebra dois aniversários científicos – o bicentenário do nascimento de Charles Darwin e o 150º aniversário da publicação da sua obra inovadora, A Origem das Espécies.

Visite a exposição Darwin Now para explorar o mundo de Darwin e o legado que ele nos deixou.

Inauguração – 29 de Abril de 2010, às 18h30, no Museu Nacional de História Natural

A inauguração da esposição Darwin Now é antecedida de uma conferência, às 17h00, proferida pelos Professores Nuno Ferrand da Universidade do Porto, que falará sobre Charles Darwin and the rabbits of Porto Santo e por Randal Keynes, tetraneto de Charles Darwin, que abordará o tema Darwin and his value for today, com envoque na educação da ciência e no Ano Internacional da Biodiversidade.

sábado, 24 de abril de 2010

Plantámos uma árvore do Jardim Botânico na Biblioteca Galveias!

A Liga dos Amigos do Jardim Botânico, com a amável colaboração da Divisão de Bibliotecas e da Divisão de Jardins da CML, plantou uma Chorisia sp. do Jardim Botânico no antigo Palácio Galveias, sede da Biblioteca Municipal Central. Contámos ainda com a ajuda dos alunos da Escola São João de Deus que não só participaram no enchimento da cova como também ofereceram duas "cartas" à jovem árvore. Os nossos agradecimentos especiais a Filipe Casimiro (Director da Biblioteca das Galveias), Manuela Ramos (Biblioteca das Galveias), Margarida Ferreira (Divisão de Jardins da CML.) e à Teresa Antunes e Alexandra Escudeiro (Jardim Botânico). E muito obrigado também a todos os colaboradores e participantes que tornaram esta plantação possível!

Plantámos uma árvore do Jardim Botânico na Biblioteca Galveias!

A Liga dos Amigos do Jardim Botânico, com a amável colaboração da Divisão de Bibliotecas e da Divisão de Jardins da CML, plantou uma Chorisia sp. do Jardim Botânico no antigo Palácio Galveias, sede da Biblioteca Municipal Central. Contámos ainda com a ajuda dos alunos da Escola São João de Deus que não só participaram no enchimento da cova como também ofereceram duas "cartas" à jovem árvore. Os nossos agradecimentos especiais a Filipe Casimiro (Director da Biblioteca das Galveias), Manuela Ramos (Biblioteca das Galveias), Margarida Ferreira (Divisão de Jardins da CML.) e à Teresa Antunes e Alexandra Escudeiro (Jardim Botânico). E muito obrigado também a todos os colaboradores e participantes que tornaram esta plantação possível!

terça-feira, 20 de abril de 2010

Plantar uma Árvore do Jardim Botânico na Biblioteca Municipal Central de Lisboa

Estão todos convidados para esta celebração do DIA MUNDIAL DO LIVRO E DA LEITURA

Apareçam na próxima sexta-feira, dia 23 de Abril, às 10:30 na Biblioteca Municipal Central / Palácio Galveias no Campo Pequeno.

Vamos plantar no Jardim do antigo Palácio Galveias uma CHORISIA SP. dos viveiros do Jardim Botânico.

Uma iniciativa da Liga dos Amigos do Jardim Botânico em parceria com a Biblioteca Municipal Central.

Transportes: Metro Campo Pequeno; Autocarros 1, 21, 36, 44, 49 e 56; Comboio em Entrecampos

Dia Mundial da Terra: Património Geológico

22 ABRIL Dia Mundial da Terra

10h00 – Visita orientada à exposição “Aventura da Terra”

14h00 – Comemoração do 2º aniversário do site Lagartagis – Projecção dos vídeos mais vistos no espaço do Palmário

14h30 – Chá quente para todos!

15h00 – Biodiversão no Jardim - Gincana sobre biodiversidade nativa

15h00 – Visita Orientada à exposição “Jóias da Terra – O minério da Panasqueira”

16h00 – Peça de Teatro “Liga à Terra” pelo grupo de teatro do Monte da Lua

17h00 – Geobiodiversidade: extremófilos, intraterrestres e extraterrestres, do interior daTerra aos confins do Sistema Solar Palestra proferida pelo Prof. Fernando Barriga

Nota: as actividades são gratuitas mas requerem marcação prévia

Informações e Marcações:
Serviço de Extensão Pedagógica (SEP): geral@museus.ul.pt
Telefone: 21 392 18 83 21 392 18 08
Rua da Escola Politécnica, nº 56 - 58
1250-102 Lisboa

Foto: Lírio roxo no Jardim das Cebolas

segunda-feira, 19 de abril de 2010

Em Floração: ROSA MULTIFLORA


Nome científico: Rosa multiflora Thunb.
Família: Rosaceae
Distribuição: Japão, Coreia e China

sexta-feira, 16 de abril de 2010

UL em debate: relatório de avaliação da EUA

Na sequência do processo de avaliação institucional da Universidade de Lisboa, a European University Association (EUA) entregou em Fevereiro de 2010 o seu Evaluation Report (http://www.ul.pt/pls/portal/docs/1/269271.PDF). É muito importante agora, para toda a comunidade académica, conhecer e divulgar o seu conteúdo, discutir resultados e recomendações. Assim se vai construindo na UL um caminho para melhorar.

Em nome do Conselho de Garantia da Qualidade, tenho o prazer de o/a convidar a participar nas Jornadas "A UL em debate: o relatório de avaliação da EUA", que organizaremos na Reitoria no próximo dia 19 de Abril. A ideia é promover uma discussão participada do Relatório, em 3 sessões envolvendo estudantes, pessoal não docente e docentes. Contaremos com a presença do Reitor.

Saudações académicas

Ana Nunes de Almeida

Pró-Reitora

Reitoria Salão Nobre ENTRADA LIVRE

Programa

09h30-10h00 Sessão de abertura: António Sampaio da Nóvoa, Reitor

10h00-11h30 O ponto de vista dos estudantes: João Ascenso (AAUL) e Filipa Calisto (AEFF)

11h45-13h30 O ponto de vista do pessoal não-docente: António Martinho (ICS) e Célia Figueira (FP)

15h00 – 16h30 O ponto de vista dos docentes e dos investigadores: Paula Vaz Freire (FD) e Miguel Oliveira e Silva (FM)

16h30 – 17h00 Sessão de encerramento: Ana Nunes de Almeida, Pró-Reitora

quinta-feira, 15 de abril de 2010

Resposta do Grémio Literário

Exma. Presidente da Liga dos Amigos do Jardim Botânico

Assunto: Corte dos Plátanos no Jardim do Grémio Literário

Acuso e agradeço o e-mail de V. Exa., de 14 do corrente relativo ao assunto em epígrafe.

O corte dos dois plátanos referidos foi efectuado por um técnico que nos foi recomendado para o efeito e só agora ocorreu em virtude das adversas condições meteorológicas que se tem verificado desde o passado mês de Novembro.

Essa intervenção era urgente uma vez que já tinha sido reclamada pelos proprietários dos prédios vizinhos.

Em futuros cortes não deixaremos de contactar a LAJB, para que as intervenções no nosso jardim sejam feitas segundo as melhores práticas.

Com os melhores cumprimentos,

Pelo Grémio Literário

O Presidente

José Macedo e Cunha

Em Floração: PITTOSPORUM TOBIRA

Família: Pittosporaceae
Nome Científico: Pittosporum Tobira (Thunb.) Aiton fil.
Distribuição: Ásia. Largamente cultivada como ornamental no Sul da Europa. Naturalizada nos Açores e partes da região Mediterrânea.

quarta-feira, 14 de abril de 2010

Carta da LAJB ao Grémio Literário


Exmo. Sr. Presidente do Grémio Literário

Dr. José do Egipto da Silva Macedo e Cunha

Assunto: Corte dos Plátanos no Jardim do Grémio Literário

A Liga dos Amigos do Jardim Botânico (LAJB) da Universidade de Lisboa vem por este meio manifestar a sua preocupação pelo modo como foram tratadas duas árvores no Jardim do Grémio Literário na Rua Ivens.

Na manhã do dia 13 de Abril assistimos à destruição das copas de dois Plátanos. O corte foi incorrecto porque privou a árvore de todos os ramos que estavam já cobertos de folhas (ver levantamento fotográfico). Mesmo se houvesse uma necessidade, sempre pontual, de poda, a Primavera não é a estação do ano indicada para o fazer. A intervenção realizada nos dois Plátanos evidência uma preocupante falta de conhecimentos na área da Arboricultura.

Esperavamos, de uma notável instituição como o Grémio Literário, maior profissionalismo na gestão de um espaço verde da autoria do Prof. Arquitecto Gonçalo Ribeiro Telles.

Um dos objectivos da LAJB é colaborar com o Jardim Botânico estimulando o interesse pela cultura botânica assim como chamar atenção para o papel vital das árvores na melhoria do Ambiente Urbano.

Assim, gostariamos de oferecer a nossa colaboração para que no futuro as intervenções no Jardim do Grémio Literário sejam orientadas por boas práticas. Para já, é muito importante reflectir sobre o futuro dos dois Plátanos que foram severamente mutilados. Muito obrigado.

Com os nossos melhores cumprimentos,

Liga dos Amigos do Jardim Botânico

terça-feira, 13 de abril de 2010

Arboricídio na Rua da Palma nº 208

Terá sido nas últimas semanas que ocorreu o abate do Jacarandá centenário da Rua da Palma 208. Em Outubro de 2009, quando se iniciaram obras ilegais, o Pelouro do Urbanismo foi alertado para o perigo em que se encontrava tanto o imóvel como o respectivo Jacarandá do pátio fronteiro. Este edifício é provávelmente um dos mais antigos da Rua da Palma dadas as características arquitectónicas ainda bastante rústicas, típicas da primeira metade do século XIX. No piso térreo, onde funcionou o antigo estabelecimento comercial de venda de sementes e plantas - Casa do Campo - foram efectuadas diversas intervenções urbanísticas que acabaram por destruir o pátio onde se vendiam plantas e flores à sombra do centenário Jacarandá. Hoje, no local onde se implantava o belo Jacarandá (ver foto de 2009), vemos várias construções abarracadas de génese ilegal. E para cúmulo da indignidade, secções do tronco do Jacarandá estão a ser usados para suportar tubagens de ventilação (de uma cozinha?). A CML já confirmou que tudo decorreu sem o seu conhecimento. Agora queremos saber o que falhou. Foi realizada alguma fiscalização à obra no seguimento das denúncias? Serão os arboricidas punidos? Porque razão Lisboa perdeu o centenário Jacarandá da Rua da Palma? (in Fórum Cidadania Lx)

segunda-feira, 12 de abril de 2010

Em Floração: WIGANDIA CARACASANA


Família: Hydrophyllaceae
Nome científico: Wigandia caracasana H. B. K.
Nome vulgar: "Ortiga", "Ortiga-de-Montana"

Nota: A Wigandia caracasana é endémica do Sul do México, Colômbia e Venezuela. As suas flores azul-violeta podem ser admiradas na Classe, junto ao Lago de Cima.

sábado, 10 de abril de 2010

Biodiversidade e Ecologia da Reconciliação

No âmbito do Bioeventos 2010 (http://bioeventos2010.museus.ul.pt/) promovido pelo Centro de Biologia Ambiental e pelo Museu Nacional de História Natural, terá início, na próxima segunda feira dia 12 de Abril, o ciclo de palestras “Biodiversidade e Sociedade”, no grande auditório da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa às 18h, com a palestra de Mike Rosenzweig (Universidade do Arizona) intitulada “Biodiversidade e Ecologia da Reconciliação”. O ciclo destina-se ao público em geral (com entrada livre), e pretende transmitir uma visão alargada do papel da Biodiversidade na nossa Sociedade, através da visão de cientistas de renome internacional. As palestras decorrerão no Grande Auditório da Faculdade de Ciências durante esta primavera, e na Fundação Calouste Gulbenkian no próximo Outono. Contamos com a sua presença!

Comissão Organizadora do Bioeventos 2010

Foto: Arboreto visto do terraço do antigo Observatório Astronómico

sexta-feira, 9 de abril de 2010

O Museu Comemora - Domingo 18 Abril

Dia Internacional de Monumentos e Sítios (Património Arquitectónico e Arqueológico)

10h00 – Biodiversão no Jardim - Gincana para toda a família sobre biodiversidade nativa

11h00 – Oficina “As mil e uma histórias sobre o bicho-da-seda”

11h30 – História e Estórias do Património do Laboratorio Chimico

14h30 – Visita orientada “Percursos no Tempo”

15h00 – Encontro com Darwin no Jardim Botânico

16h00 – Património Geológico e Geoconservação - Palestra pelo Prof. Galopim de Carvalho

Nota: Todas as actividades são gratuitas mas requerem marcação prévia.

Contactos: 213 921 808 / 213 921 883 ou geral@museus.ul.pt

Foto: Prunus cerasifera em floração

quinta-feira, 8 de abril de 2010

Em Floração: DORYANTHES PALMERI


Família: Doryanthaceae
Nome científico: Doryanthes palmeri

Nota: esta planta pode ser observada no Jardim das Cebolas

terça-feira, 6 de abril de 2010

Em Floração: CHOISYA TERNATA


Família: Rutaceae
Nome científico: Choisya ternata H. B. & K
Distribuição: México

Nota: esta planta pode ser observada na Classe e foi oferecida pelos alunos do Externato "A Árvore" no dia 21 de Março de 2001

sexta-feira, 2 de abril de 2010

Palestra: Plantas Invasoras

Caros amigos das árvores

O problema das espécies invasoras, embora muito desconhecido entre a maioria das pessoas, está a tornar-se extremamente grave e ameaça seriamente o equilíbrio dos nossos ecossistemas.

No Ano Internacional da Biodiversidade, com o objectivo de divulgar esta problemática junto do público em geral e de sensibilizar os profissionais com acção mais directamente ligada a estas questões, a Árvores de Portugal e a Almargem organizaram uma Palestra sobre Plantas Invasoras, tendo como oradora a Drª Elizabete Marchante, do Projecto INVADER.

Este evento terá lugar dia 16 de Abril de 2010, às 15h00, na Sala da Assembleia Municipal de Loulé.

Assim, convidamos todas as pessoas que se preocupam com a saúde dos nossos ecossistemas e todos os profissionais de áreas relacionadas a participarem desta acção.

Com os melhores cumprimentos,

Associação ÁRVORES DE PORTUGAL